Sobre as deficiências
DEFICIÊNCIA FÍSICA
Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.
Usuários de cadeira de rodas
- Amputados ou com ausência de membro
- Paralisia Cerebral
- Nanismo
- Mobilidade Reduzida – dificuldade de movimentar-se, permanente ou temporariamente, gerando redução efetiva da mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Redução ou ausência da capacidade de ouvir determinados sons, em diferentes graus de intensidade. Perda bilateral, parcial ou total.
Surdez –diminuição da acuidade e percepção auditivas que dificulta a aquisição da linguagem oral de forma natural. A pessoa com surdez pode ser ou não usuários das línguas de sinais.
o Oralizado
o Usuário de Libras
Obs.: O candidato com surdez unilateral não se qualifica como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos, conforme Súmula n° 552, de 04 de novembro de 2015, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
VISÃO MONOCULAR
A pessoa com visão monocular tem direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas aos deficientes, conforme Súmula n° 377, de 22 de abril de 2009, do STJ.
DEFICIÊNCIA VISUAL
Abrange cegueira e baixa visão.
Cegueira – a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 (5%) no melhor olho, com a melhor correção óptica (óculos).
- Baixa visão – acuidade visual entre 0,3 (30%) e 0,05 (5%) no melhor olho, com a melhor correção óptica (óculos).
SURDOCEGUEIRA
Deficiência única que consiste naperda da audição e da visão concomitantemente em diferentes graus.
DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS
Associação de duas ou mais deficiências.
Cegueira e Surdez
- Cegueira e Surdez Parcial
- Baixa Visão e Surdez
- Baixa Visão e Surdez Parcial
SÍNDROME DE DOWN
Alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, que causa implicações no desenvolvimento global e na linguagem.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Funcionamento intelectual significativamente inferior à média e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação; cuidado pessoal; habilidades sociais; utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer e trabalho.
TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA
Deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento; padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.