Orientações de prevenção ao Coronavírus – pessoas com deficiência

10/07/2020 12:52

A Equipe Multiprofissional de Atenção aos Servidores com Deficiência (EMAPCD) divulga recomendações de prevenção contra o Covid-19 para as pessoas com deficiência, considerando que a comunidade acadêmica da UFSC é composta também por docentes, técnicos e estudantes com deficiência.

Algumas recomendações específicas de prevenção ao Covid-19 às pessoas com deficiência visual, auditiva, física e intelectual foram elaboradas pelo grupo de estudos e pesquisa Funcionalidade e Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará, que estão contidas no link: https://www.instagram.com/p/CAGHVRllqXY/?igshid=1jfyc6vst8nhr

Descrição: Desenho de uma mulher sorrindo em cadeira de rodas segurando um recipiente de álcool gel com a mão, embaixo o logotipo do grupo de estudos Funcionalidade & Saúde Pública. Dizeres: Prevenção contra o coronavírus. Algumas recomendações às Pessoas Com Deficiência.

 

Descrição: Desenho de mulher em cadeira de rodas utilizando máscara, com os dizeres: Recomendações gerais. As medidas básicas de prevenção contra o coronavírus também valem para as pessoas com deficiência: Evitar sair de casa. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizar com álcool 70%. Se precisar sair de casa, usar máscara e tentar manter uma distância de 2m das pessoas. Ao tossir ou espirrar, cubrir a boca e o nariz com lenço ou a dobra do braço. Não compartilhar objetos de uso pessoal.

  Descrição: No centro, homem com bengala utilizando óculos escuros e máscara, no canto inferior direito, um sofá. Dizeres: Cuidados específicos – pessoas com deficiência visual. Em função do uso das mãos para exploração tátil, redobrar o cuidado com a limpeza delas. Se precisar o apoio de alguém, tocar no ombro. Evitar as mãos e cotovelos de quem irá guiar. Higienizar as ferramentas de tecnologia assistiva de uso cotidiano (como a bengala). #FicaEmCasa, mas cuidado para não mover os móveis de lugar sem avisar às pessoas com deficiência visual.

Descrição: No centro, casal comunicando-se por Linguagem de Sinais. Dizeres: Cuidados específicos – pessoas com deficiência auditiva. Para aqueles que se comunicam por Libras evitar tocar o rosto para sinalizar caso as mãos não estejam higienizadas. Para limpar as próteses auditivas ou implantes cocleares, siga as recomendações dos fabricantes. Não recomenda-se a limpeza com sabão e água, com produtos de limpeza ou até mesmo álcool em gel 70%, pois podem causar danos aos dispositivos. Não esqueça de manusear as próteses auditivas ou implantes cocleares sempre com as mãos limpas.

Descrição: Ao centro, homem em cadeira de rodas. Dizeres: Cuidados específicos – pessoas com deficiência física. Ter cuidado redobrado para evitar tocar no rosto, boca e nariz. Limpar com frequência os dispositivos que toca (incluindo aro da cadeira de rodas, órteses e auxiliadores/andadores). Utilizar luvas (se possível) quando em contato com outras superfícies.

Descrição: No centro, o desenho do pescoço de uma pessoa que utiliza Traqueóstomo. Dizeres: Cuidados específicos – pessoas com deficiência física (condições neuromusculares). Atenção especial para pessoas que apresentam fraqueza da musculatura respiratória causada por doença neuromuscular pois representam grupo de risco. Caso utilizem ventilação mecânica, e sejam traqueostomizadas, higienizar bem os equipamentos. Alguns medicamentos utilizados no tratamento da COVID-19 podem alterar a função neuromuscular. Não tomar medicamento sem recomendação médica!

 

Descrição: Desenho do abdômen de uma pessoa com ostomia. Dizeres: Cuidados específicos – pessoas com deficiência física (pessoas com ostomia). Ao chegar em casa com o material que recebeu no polo de dispensação, descarte a embalagem utilizada no transporte. Antes de iniciar o processo de esvaziamento e troca da bolsa, intensificar a lavagem das mãos utilizando água e sabão e se possível álcool 70%. Após a conclusão do processo, repetir a higienização das mãos antes de tocar em qualquer outra coisa. No caso de dúvidas em relação aos procedimentos de limpeza entrar em contato com os profissionais que realizam a assistência aos pacientes.

 

Descrição: Desenho de nariz e lábios de uma pessoa com fissura labiopalatina. Dizeres: Cuidados específicos – pessoas com fissura labiopalatina e malformação craniofacial. Higienizar aparelhos ortodônticos móveis, placas palatinas ou modeladores nasais móveis com água e sabão, antisséptico ou álcool 70%. Enxugar com algodão, gaze ou pano limpo. Intensificar os cuidados de proteção e higiene oro-nasal, sobretudo das pessoas com malformação craniofacial e  fissura labiopalatina por apresentarem comunicações oronasais mais evidentes. A COVID-19 pode acarretar feitos adversos nas mucosas com essas características. Restringir os procedimentos odontológicos e cirúrgicos neste período, salvo em casos de urgência e emergência.

Descrição: Mão segurando recipiente de sabão enquanto filho lava as mãos. A mãe diz: muito bem! Dizeres: Cuidados específicos – pessoas com deficiência intelectual/TEA e pessoas com Síndrome de Down. Podem ter dificuldades em compreender as recomendações de prevenção. Oferecer apoio físico e verbal, como contagem dos segundos e elogio na hora da limpeza das mãos, por exemplo. Pessoas com Síndrome de Down, que tem alterações cardíacas e crianças com microcefalia por Zica vírus constituem grupo de risco para COVID-19, por isso é recomendado cuidado redobrado com as medidas de prevenção.

 

Descrição: Homem utilizando jaleco de mangas compridas, luvas e máscara, e outro homem em cadeira de rodas. Embaixo, desenho de uma fralda ligada aos dizeres: cuidado ao manipular fraldas e outros materiais com secreções, pois o vírus pode ser eliminado pelas fezes. Demais dizeres: Cuidados específicos – Assistência domiciliar. Os familiares, cuidadores e profissionais devem se higienizar sempre antes de entrarem em contato com as pessoas com deficiência. Redobrar a limpeza de utensílios utilizados para os cuidados aos pacientes (estetoscópios, aparelhos de pressão, entre outros). Os familiares e cuidadores, mesmo assintomáticos, devem fazer uso de máscaras ao cuidar de pessoas com deficiência que estão no grupo de risco.

Descrição: Desenho de um monitor de computador com destaque para uma tela de site. Logotipo do grupo Funcionalidade e Saúde Pública. Dizeres: Saiba mais… Utilizamos como referência para a construção dessa postagem recomendações da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), Orientações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e a Portaria nº 65, de 06 e maio de 2020, do Ministério da Cidadania. Recomendamos a leitura na íntegra dos materiais de referência, acessando os endereços abaixo: https://coronavirus.ceara.gov.br/project/recomendacoes-pessoas-com-deficienca/ https://sway.office.com/tDuFxzFRhn1s8GGi?ref=Link http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-65-de-6-de-maio-de-2020-255614645

 

Importante: A EMAPCD obteve autorização do referido Grupo de Pesquisa para uso das imagens.

Tags: coronavírusCOVID-19deficiênciapessoas com deficiênciaservidores com deficiência