EMAPCD Reúne-se com Comissão de Assistência Multiprofissional ao Servidor com Deficiência, do Instituto Federal Baiano

05/04/2021 14:53

Em 22.03.2021 a Equipe Multiprofissional de Acompanhamento aos Servidores da UFSC com Deficiência (EMAPCD/UFSC) reuniu-se, por meio de videoconferência, com a Comissão de Assistência Multiprofissional ao Servidor com Deficiência (EMULTIPCD), do Instituto Federal Baiano. A reunião foi proposta pelos integrantes do IF Baiano e teve o objetivo de compartilhar experiências entre as duas comissões. A Presidente da EMULTIPCD, Edna de Santana Melo e Silva, contou que em 2012 fez seu mestrado na UFSC, ocasião em que tomou conhecimento da existência da EMAPCD.

Na reunião foi possível conhecer a realidade, a trajetória e os desafios de cada equipe. Edna relatou que a EMULTIPCD possui seis profissionais para dar conta de uma estrutura de 14 campi, localizados em vários pontos do território baiano: “a Bahia é enorme e os campi possuem realidades diversas entre si”, explica Edna. A EMULTIPCD foi instituída recentemente, e por isso busca compartilhar informações com equipes de outras instituições Federais de ensino, que também atendem aos servidores com deficiência.

A integrante da EMAPCD/UFSC, Gabriela Perito Deitos, fez a apresentação da equipe e relembrou marcos históricos relevantes vivenciados desde a sua criação. Em 2015  a EMAPCD ampliou o seu público-alvo, que passou a abranger todos os servidores com deficiência da UFSC e não apenas os admitidos por reserva de vagas, como acontecia até então. Já em 2020, a equipe também passou a contar com servidores com deficiência em seus quadros.

Os membros da EMAPCD também relataram desafios vivenciados pela equipe, como o fato de terem portaria estabelecendo somente quatro horas semanais para desempenharem suas atividades, a reivindicação de que haja um setor que trate somente das questões abordadas na Equipe e os entraves à acessibilidade ainda existentes na UFSC. Na reunião os membros de ambas as equipes puderam compartilhar informações sobre o instrumental técnico utilizado na admissão e acompanhamento de servidores.

Pela EMULTIPCD do IF Baiano, estiveram presentes os seguintes integrantes: Andreia Reis (Professora), Cleidiane Maurício dos Santos (Professora), Edna de Santana Mello (Psicóloga e Presidente da Equipe) e Leonardo Alves (Enfermeiro). Pela EMAPCD/UFSC participaram os seguintes membros: Deonísio Schmitt (Professor), Diane Priscila Stoffel (Terapeuta Ocupacional), Fernanda Lemes (Médica), Gabriela Perito Deitos (Assistente em Administração), Janete Lopes Monteiro (Pedagoga), Larissa da Silva Oliveira Santos (Psicóloga), Maria Alice Pereira Borges (Assistente Social), Marina Silveira Soares (Assistente em Administração), Patrícia Muccini (Pedagoga), Ricardo José Valdameri (Assistente em Administração), Suélen Andrade (Bibliotecária) e Vanessa Tavares Wilke (Assistente em Administração). A reunião contou com a interpretação em Língua Brasileira de Sinais, dos intérpretes Karen Fernanda Bianchini da Silva, Taiana Beche Estivalete e Thuanny Galdino.